DCIM100MEDIADJI_0021.JPG

O município de Satubinha, desmembrado de Pio XII, foi motivo de disputa política entre Pedro Gonçalves e adversários por muitos anos. Com o apoio de grandes fazendeiros e empresários da região, principalmente da família Setúbal, ainda na gestão do governador Matos Carvalho, Lei Estadual no 1730, de 26 de janeiro de 1959, transforma o distrito de Satubinha em município. O nome do novo município foi criado a partir da família Setúbal, proprietária de varias fazendas agropecuárias da região onde foi desenvolvida a cidade.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Satubinha, em 1994.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Satubinha, pela Lei Estadual nº 6172, 10-11-1994.

Desmembrado do município de Pio XII. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
#satubinhama

Fonte: